Nessa terça (dia 26), foi encerrada, no Rio de Janeiro (RJ), a CBDU Week: uma iniciativa promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário que integra a conclusão do curso “Gestão e Planejamento para Entidades do Esporte Universitário“, a Academia de Líderes Voluntários, o 3º Summit do Esporte Universitário e a premiação “Melhores do Ano” – Temporada 2023.
A Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) esteve representada pelo vice-presidente da entidade, Claudio Gomes Barbosa, o professor de Educação Física, Lucas Gomes, e as estudantes de graduação em Enfermagem, Isis Milani, e a graduanda em Medicina, Amanda Frota Cruz.
Conforme já publicado no site da FUME, Lucas esteve no curso promovido pelo Instituto Brasileiro do Desporto Universitário (IBDU), mantido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“Fico muito satisfeito de ter essa oportunidade de contribuir com as reflexões e o aperfeiçoamento do esporte universitário em Minas Gerais“, comenta Lucas.
Já Isis e Amanda foram representantes de Minas Gerais na Academia de Líderes Voluntários: esse programa da CBDU é destinado ao estímulo ao voluntariado e na troca de experiências, bem como no treinamento em temas presentes na organização de eventos esportivos.
Isis foi uma das 46 estudantes escolhidas para a Academia. Ela conta que “participar da Academia de Líderes Voluntários da CBDU foi, sem dúvida, uma das maiores oportunidades que vivi em toda a minha vida”.
“Aprendi em quatro dias que o voluntariado muda vidas e promove conexões e experiências marcantes. […] Hoje, saio com muito mais esperança e crença de que o Esporte Universitário é sem dúvidas a melhor forma de mudar a vida de tantos jovens, proporcionando, além da saúde física e mental, oportunidades de crescimento e reconhecimento. Agradeço à FUME por confiar em mim como multiplicadora do Esporte Universitário em Minas Gerais e à CBDU pela acolhida excepcional, por me presentear com tantas pessoas incríveis e por tanto aprendizado”, narra.
Amanda, por sua vez, reflete que se inscreveu na Academia “pela oportunidade de ir ao Rio de Janeiro para um evento que aparentemente seria enriquecedor para pensarmos em possibilidades de apoiar e viabilizar melhor o esporte universitário, (meio) do qual faço parte”. Entretanto, ela aponta que as expectativas foram superadas. “Sou muito grata!”.
“A Academia, para além de todo aprendizado técnico em gestão, saúde e voluntariado esportivo, foi o espaço de ter contato com pessoas: pessoas de diversos estados do país que fizeram todo o evento ser ainda mais proveitoso nesses quatro dias. Laços de amizade foram criados (agradeço a cada um por isso) e muita partilha foi feita. Com isso, conseguimos entender como funciona melhor algumas FUEs pelo Brasil, o que auxiliam a pensar em possibilidades e críticas para com suas próprias federações, com o intuito de ajudá-las”, avalia.
“Melhores do Ano” – Temporada 2023
Ainda na CBDU Week, ocorreu a cerimônia de premiação da temporada 2023 do “Melhores do Ano”.
Nesse evento, a FUME, ao lado de outras federações, foi homenageada pelos esforços feitos para promover o esporte universitário. O troféu foi recebido pelo vice-presidente da Federação, Cláudio Gomes.
Além disso, duas estudantes-atletas de Minas Gerais foram incluídas na lista de destaques do ano, conforme documento da CBDU, presente abaixo.
Trata-se de Isabella Conti, que compete na modalidade de xadrez, e Shirlen Nascimento, do judô.
Imagem de destaque: arquivo pessoal


