A Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) é a entidade que tem a exclusividade para realizar, oficialmente, os jogos universitários em Minas Gerais. A informação consta em carta publicada nessa semana.
No texto, assinado pelo presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, é reforçado que que os jogos promovidos pela Federação são classificatórios “para os JUBs – Jogos Universitários Brasileiros e todo o calendário 2023 dessa entidade nacional”.
Confira, na íntegra, a declaração:
Imagem: reprodução
Para o presidente da Federação, Wellington Ferreira, a declaração de exclusividade colabora com o entendimento do funcionamento do desporto universitário.
A atual diretoria da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), aqui representada pelo presidente Wellington Ferreira, publica uma nota à comunidade universitária esportiva de Minas Gerais.
Foi difícil superar tantos desafios nesse ‘recomeço’, mas também foi recompensador. Durante os últimos meses, estudantes-atletas de Minas Gerais foram destaques em vários níveis: estadual, nacional e internacional.
As disputas para para a consolidação do desporto universitário foram/são/serão constantes. E isso aumenta ainda mais as nossas expectativas para o novo ano.
Nas quadras, piscinas, pistas ou tatames, seguiremos juntos pelo que nos une: o trabalho da FUME envolve estudantes, docentes e técnicos-administrativos de várias instituições de ensino superior filiadas que contam com alinhamento pela valorização da prática esportiva e da defesa da qualidade de vida.
Na última quarta-feira (dia 7), ocorreu uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME). A reunião foi convocada pelo presidente da entidade, Wellington Ferreira, e contou com a participação de representantes de instituições filiadas.
No início da reunião, alguns pontos do calendário nacional de eventos, que é gerenciado pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), foram expostos, tendo em vista que a programação estadual precisa se adequar aos prazos possíveis.
Em seguida, foi apresentada a previsão de competições em Minas Gerais. Confira algumas datas importantes do calendário mineiro:
Jogos Universitários Mineiros (JUMs)
Período de inscrição: 01 de março a 01 de abril de 2023 Período de competição: 05 de abril a 09 de abril de 2023 Modalidades e local do evento: a serem confirmados
JUMs – Atletismo
Data prevista de competição: setembro Período de inscrição, modalidades específicas e local do evento: a serem confirmados
Evento piloto
Durante a AGO, Wellington também revelou que, em 2023, ocorrerá um evento-piloto: a Liga Sudeste do Esporte Universitário.
A iniciativa da organização é da própria CBDU juntamente com as federações da respectiva região: FUME (Minas Gerais), FEURJ (Rio de Janeiro), FUPE (São Paulo) e FUEC (Espírito Santo).
Presidente da FUME reforçou as boas expectativas com a temporada 2023 do esporte universitário. (Imagem: print feito pela Coordenação de Assessoria de Comunicação)
Essa Liga ocorrerá entre os dias 9 e 11 de março de 2023, em Ouro Preto. Mais informações também serão publicadas posteriormente.
O presidente da FUME também anunciou que a prestação de contas da entidade, referente ao ano de 2022, ocorrerá de maneira presencial, no dia 7 de abril de 2023, durante os Jogos Universitários Mineiros (JUMs).
Participantes
O encontro contou com representantes das seguintes instituições de ensino: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba; Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal; Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG); LUVE UFV; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Faculdades Kennedy/Promove; e Universo / BH.
A Assembleia Geral foi conduzida pelo presidente da FUME, Wellington Ferreira, acompanhado pela diretora do Departamento Técnico, Luana Luamar. Mas outros dirigentes e profissionais ligados da Federação também acompanharam a reunião: o coordenador de Assessoria de Comunicação, Arthur Raposo Gomes; o diretor de Lutas, Luís Martins de Souza Garcia; e o fisioterapeuta Iussef Xavier Felipe Júnior.
Boas expectativas
Em entrevista ao site institucional da Federação, Wellington demonstra boas expectativas com o ano de 2023.
“Nesse ano (2022), aconteceu a nossa retomada das disputas presenciais mineiras, depois dos picos de casos confirmados de Covid-19 e com a ampliação da vacinação contra o novo coronavírus. E, mesmo assim, tivemos um alto nível de competições e medalhas obtidas em nível nacional e internacional. A ideia é consolidar, ainda mais, o esporte universitário em Minas Gerais”, avalia.
Imagem de destaque:print feito pela Coordenação de Assessoria de Comunicação Texto: Arthur Raposo Gomes
Entre os dias 25 e 26 de novembro, a Competição Brasileira Universitária de Rugby 7 ocorreu em Goiânia (GO), contando com a participação de uma equipe mineira.
O time “Uberlândia Rugby” representou a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) no evento, que foi promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).
Segundo informação do boletim oficial, a equipe formada por estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conquistou a quarta colocação na disputa masculina.
A equipe foi acompanhada pelo servidor técnico-desportivo da UFU, e atual vice-presidente da FUME, Cláudio Barbosa.
Imagem de destaque: reprodução / rede social Texto: Arthur Raposo Gomes
Nesta quarta (26), termina oficialmente a edição 2022 do FISU America Games. A competição ocorreu em Mérida, no México, e, nos últimos dias, resultou em mais medalhas conquistadas por estudantes-atletas de Minas Gerais que fazem parte da delegação brasileira.
Confira pódios alcançados por representantes mineiros na equipe do Brasil:
Camila Paiva: 1º lugar feminino na prova de 100m com barreiras / atletismo
Jaíny Suelen: 1º lugar feminino na prova de 400m rasos / atletismo
Rafaela Cristine (Pitágoras/Poços de Caldas): 1º lugar feminino na prova de arremesso de peso / atletismo
Vinícius Assis (Promove): 1º lugar masculino na categoria -74kg no taekwondo
Lara Peixoto (UFOP): 2º lugar feminino na categoria -62kg no taekwondo
Camila Paiva (UFLA), Jaíny Suelen (UFLA), Anny Bassi e Janaina Santos: 2º lugar feminino na prova de revezamento 4×100 / atletismo
Ingrid Moreira (UFLA), Islane Lopes (UFLA), Camila Paiva (UFLA) e Jaíny Suelen (UFLA): 2º lugar feminino na prova de revezamento 4×400 / atletismo
Islane Lopes (UFLA), Jaíny Suelen (UFLA), João Moniz e Matheus Aguiar: 3º lugar na prova mista de revezamento 4×400 / atletismo
João Vitor Ferreira (UFJF): 3º lugar na prova de arremesso de disco / atletismo
Para o presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira, que participou como dirigente da delegação, “a performance de estudantes de Minas Gerais foi muito proveitosa”.
“Seja com as medalhas obtidas ou não, a nossa participação no time brasileiro comprova que o esporte universitário no Estado está vivo!”, frisa Wellington.
Integrando a seleção do Brasil durante o II FISU America Games, estudantes-atletas de Minas Gerais voltarão para casa com mais medalhas. Além das quatro conquistas obtidas durante a primeira semana de competição, mais dois pódios foram alcançados por mineiros.
Islane Lopes (UFLA), Jaine Suelen (UFLA), João Moniz e Matheus Aguiar: 3º lugar na prova mista de revezamento 4×400 / atletismo
Camila Paiva: 1º lugar feminino na prova de 100m com barreiras / atletismo
Estudantes-atletas de Minas Gerais estão participando da delegação do Brasil no II FISU America Games. Nessa primeira semana de competição pan-americana, em Mérida, no México, já houve conquistas de medalhas.
Confira algumas medalhas conquistadas:
Lara Peixoto (UFOP): 2º lugar feminino na categoria -62kg no taekwondo
Vinícius Assis (Promove): 1º lugar masculino na categoria -74kg no taekwondo
Rafaela Cristine (Pitágoras/Poços de Caldas): 1º lugar feminino na prova de arremesso de peso / atletismo
João Vitor Ferreira (UFJF): 3º lugar na prova de arremesso de disco / atletismo
O presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira, participa como dirigente da delegação brasileira durante o evento.
Ele reforça que a participação e as conquistas de estudantes-atletas de Minas Gerais no II FISU America Games simbolizam o alto potencial dos mineiros quando comparados com os outros estados brasileiros e até mesmo os discentes de outras nacionalidades.
Os Jogos Pan-Americanos Universitários ocorrem até o dia 26 de outubro. Segundo informações da CBDU, ao todo, a delegação brasileira é formada por 194 pessoas – entre estudantes-atletas, técnicos e dirigentes.
A embaixadora da CBDU e atleta olímpica, Maurren Maggi; Ingrid Moreira; o presidente da FUME, Wellington Ferreira; João Vitor Honorato; João Victor Ferreira; Islane Lopes; o técnico Pablo Ramon; Camila Paiva; Jainy Suelen e Rafaela Cristine.
Local de competição
Vinícius no pódio
Lara no pódio
Para mais informações sobre a participação brasileira, acesse o site da CBDU.
Foto de destaque: equipe de taekwondo, técnico Erickson Busatto e coordenador técnico Adelino da Silva Filho / reprodução
Neste domingo, foi encerrada, oficialmente, a edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ao total, a delegação mineira somou mais de 40 medalhas durante o evento. Confira!
Ariana Silva (Estácio de Sá/BH): 1º lugar na categoria feminina -78kg de judô
Izabela Chaves (Estácio de Sá/BH): 1º lugar feminino na categoria +67kg no taekwondo
Kamilla Moreira (Estácio de Sá/BH): 1º lugar na categoria feminina -63kg de judô
Pedro Cristo (PUC Minas): 1º lugar masculino na prova de 200m peito / natação
Pedro Cristo (PUC Minas): 1º lugar masculino na prova de 100m peito / natação
Rafaela Cristine (Pitágoras/Poços de Caldas): 1º lugar feminino na prova de arremesso de peso / atletismo
Sandy Cristine e Vinícius Silva (UFU): 1º lugar em dupla na modalidade acadêmica
Shirlen Nascimento (Estácio de Sá/BH): 1º lugar feminino na categoria -57kg de judô
Time da Universo: 1º lugar feminino no handebol
Time Madness (UFOP): 1º lugar no CS:GO
Bárbara Gonzaga (UNA): 2º lugar na prova de 50m de nado costas / natação
Equipe da UFU: 2º lugar de Cheerleading
Francisco Perrout (UFJF): 2º lugar masculino na prova de 5.000m rasos / atletismo
Gibson Miguel (UFU): 2º lugar na categoria t47 / 400m – atletismo paradesportivo
Isabela Cardoso (UNIBH): 2º lugar feminino na categoria absoluta de judô
Kamilla Valle, Geórgia Silva, Shirlen Thais e Ariana Silva (Estácio de Sá/BH): 2º lugar feminino na disputa por equipes de judô
Marcos Oliveira (Pitágoras/BH): 2º lugar masculino na prova de lançamento do martelo / atletismo
Pedro Cristo (PUC MG): 2º lugar masculino na prova de 200m borboleta / natação
Pedro Cristo (PUC MG): 2º lugar masculino na prova de 50m peito / natação
Pedro Cristo (PUC Minas): 2º lugar masculino na prova de 200m medley / natação
Rebeca Vitória (FP): 2º lugar feminino na categoria -57kg no taekwondo
Sandy Cristine (UFU): 2º lugar individual na modalidade acadêmica
Thais Lacerda (UFU): 2º lugar feminino na prova classe S8 livre paralímpico / natação
Time da Unitri: 2º lugar masculino no voleibol
Time da Universo: 3º lugar masculino no handebol
Bárbara Gonzaga (UNA): 3º lugar feminino na prova de 100m livres / natação
Bárbara Gonzaga (UNA): 3º lugar feminino na prova de 50m nado livre / natação
Bruno Watanabe (Estácio de Sá/BH): 3º lugar masculino na categoria -60kg de judô
Camila Amaral (FP): 3º lugar na categoria feminina +68kg no karatê kumite
Davi dos Santos (UFU): 3º lugar masculino na categoria -60kg de karatê
Georgia Silva (Estácio de Sá/BH): 3º lugar feminino na categoria -52kg de judô
Guilherme Lisboa (UFU): 3º lugar na prova de 400m medley / natação
Kelven Duarte e Matheus Miniz (CEFET): 3º lugar masculino em dupla no badminton
Laura Justino (UFU): 3º lugar feminino no FIFA
Lucas Brito (UNA): 3º lugar na categoria masculina +100kg de judô
Matheus Lara (FP): 3º lugar masculino no karatê kata
Matheus Oliveira (UNA): 3º lugar na categoria masculina -90kg de judô
Tainná Mota (CUBH): 3º lugar feminino na categoria -48kg de judô
Thales Caminhas (FP): 3º lugar masculino na categoria -80kg no taekwondo
Thales de Moura (FP): 3º lugar masculino na categoria -80kg de taekwondo
Thiago Ismael (FKMG): 3º lugar masculino na categoria -66kg de judô
Time da UFV: 3º lugar feminino no futsal
Vitória Teixeira (Estácio de Sá/BH): 3º lugar feminino no heptatlo / atletismo
William Souza (Estácio de Sá/BH): 3º lugar na categoria masculina -100kg de judô
Foram 10 medalhas de ouro, 23 de prata e 20 de bronze. Os JUBs 2022 foram promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e ocorreram em Brasília (DF).
Nesta quinta-feira (22), a delegação mineira que participa da edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) continuou conquistando lugares em pódios de diferentes modalidades.
Confira a relação do dia!
Equipe da UFU: 2º lugar de Cheerleading
Pedro Cristo (PUC Minas): 1º lugar masculino na prova de 200m peito / natação
Bárbara Gonzaga (UNA): 3º lugar feminino na prova de 100m livres / natação
Thales de Moura (FP): 3º lugar masculino na categoria -80kg de taekwondo
Georgia Silva (Estácio de Sá/BH): 3º lugar feminino na categoria -52kg de judô
Shirlen Nascimento (Estácio de Sá/BH): 1º lugar feminino na categoria -57kg de judô
Tainná Mota (CUBH): 3º lugar feminino na categoria -48kg de judô
Isabela Cardoso (UNIBH): 2º lugar feminino na categoria absoluta de judô
Bruno Watanabe (Estácio de Sá/BH): 3º lugar masculino na categoria -60kg de judô
Thiago Ismael (FKMG): 3º lugar masculino na categoria -66kg de judô
Marcos Oliveira (Pitágoras/BH): 2º lugar masculino na prova de lançamento do martelo / atletismo
Segundo informações da diretora do Departamento Técnico da Federação Universitária Mineira de Esportes, Luana Luamar, que faz parte da delegação de Minas Gerais no evento, nesta sexta (23), existe a expectativa de mais conquistas de medalhas.
Nos primeiros dias de competições, vários estudantes-atletas de Minas Gerais já conquistaram medalhas. Relembre aqui.
Os JUBs 2022 são promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e ocorrerão até domingo (25).
Nesta quarta (21), a delegação mineira que participa, em Brasília, (DF), da edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), conquistou uma série de medalhas em diferentes modalidades.
Confira!
Laura Justino (UFU): 3º lugar feminino no FIFA
Matheus Lara (FP): 3º lugar masculino no karatê kata
Pedro Cristo (PUC MG): 2º lugar masculino na prova de 50m peito / natação
Pedro Cristo (PUC MG): 2º lugar masculino na prova de 200m borboleta / natação
Kamilla Moreira (Estácio de Sá/BH): 1º lugar na categoria feminina -63kg de judô
Ariana Silva (Estácio de Sá/BH): 1º lugar na categoria feminina -78kg de judô
William Souza (Estácio de Sá/BH): 3º lugar na categoria masculina -100kg de judô
Lucas Brito (UNA): 3º lugar na categoria masculina +100kg de judô
Matheus Oliveira (UNA): 3º lugar na categoria masculina -90kg de judô
Gibson Miguel (UFU): 2º lugar na categoria t47 / 400m – atletismo paradesportivo
Camila Amaral (FP): 3º lugar na categoria feminina +68kg no karatê kumite
“Estamos muito satisfeitos com a participação de estudantes-atletas de Minas Gerais nos Jogos. E na expectativa para mais medalhas”, comenta o presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira.
A edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros termina no próximo domingo (25).
Relembre
Na terça (20), dois estudantes-atletas mineiros já haviam alcançado o pódio nas respectivas competições: Guilherme Lisboa (UFU) ganhou a medalha de bronze na prova de 400m medley de natação; enquanto Bárbara Gonzaga (UNA) ficou com o 2º lugar do pódio na prova de 50m de nado costas.
Texto: Arthur Raposo Gomes Foto de destaque: divulgação / FUME