A FUME tem exclusividade na realização dos jogos universitários em Minas Gerais, reforça carta do presidente da CBDU

A Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) é a entidade que tem a exclusividade para realizar, oficialmente, os jogos universitários em Minas Gerais. A informação consta em carta publicada nessa semana.

No texto, assinado pelo presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, é reforçado que que os jogos promovidos pela Federação são classificatórios “para os JUBs – Jogos Universitários Brasileiros e todo o calendário 2023 dessa entidade nacional”.

Confira, na íntegra, a declaração:

Imagem: reprodução

Para o presidente da Federação, Wellington Ferreira, a declaração de exclusividade colabora com o entendimento do funcionamento do desporto universitário.

“A FUME é filiada à CBDU, que, por sua vez, é vinculada à Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU)”, elenca.


Texto: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Arthur Raposo Gomes / JUMs 2021

Diretoria da Federação divulga mensagem de final de ano

A atual diretoria da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), aqui representada pelo presidente Wellington Ferreira, publica uma nota à comunidade universitária esportiva de Minas Gerais.

“Neste fim de 2022, precisamos refletir sobre tudo o que aconteceu e o que precisamos fazer para que os ‘pódios que queremos alcançar em 2023’ sejam efetivados. Nesse ano, tivemos a retomada do calendário de competições presenciais no estado, graças a redução dos casos confirmados de Covid-19 por meio do avanço da vacinação.

Foi difícil superar tantos desafios nesse ‘recomeço’, mas também foi recompensador. Durante os últimos meses, estudantes-atletas de Minas Gerais foram destaques em vários níveis: estadual, nacional e internacional.

As disputas para para a consolidação do desporto universitário foram/são/serão constantes. E isso aumenta ainda mais as nossas expectativas para o novo ano.

Nas quadras, piscinas, pistas ou tatames, seguiremos juntos pelo que nos une: o trabalho da FUME envolve estudantes, docentes e técnicos-administrativos de várias instituições de ensino superior filiadas que contam com alinhamento pela valorização da prática esportiva e da defesa da qualidade de vida.

A gente se vê em 2023!

Boas festas!”


Imagem de destaque: reprodução / Freepik

Calendário 2023 é assunto de assembleia com dirigentes e filiados da FUME

Na última quarta-feira (dia 7), ocorreu uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME). A reunião foi convocada pelo presidente da entidade, Wellington Ferreira, e contou com a participação de representantes de instituições filiadas.

No início da reunião, alguns pontos do calendário nacional de eventos, que é gerenciado pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), foram expostos, tendo em vista que a programação estadual precisa se adequar aos prazos possíveis.

Em seguida, foi apresentada a previsão de competições em Minas Gerais. Confira algumas datas importantes do calendário mineiro:

  • Jogos Universitários Mineiros (JUMs)

Período de inscrição: 01 de março a 01 de abril de 2023
Período de competição: 05 de abril a 09 de abril de 2023
Modalidades e local do evento: a serem confirmados

  • JUMs – Atletismo

Data prevista de competição: setembro
Período de inscrição, modalidades específicas e local do evento: a serem confirmados

Evento piloto

Durante a AGO, Wellington também revelou que, em 2023, ocorrerá um evento-piloto: a Liga Sudeste do Esporte Universitário.

A iniciativa da organização é da própria CBDU juntamente com as federações da respectiva região: FUME (Minas Gerais), FEURJ (Rio de Janeiro), FUPE (São Paulo) e FUEC (Espírito Santo).

Presidente da FUME reforçou as boas expectativas com a temporada 2023 do esporte universitário.
(Imagem: print feito pela Coordenação de Assessoria de Comunicação)

Essa Liga ocorrerá entre os dias 9 e 11 de março de 2023, em Ouro Preto. Mais informações também serão publicadas posteriormente.

O presidente da FUME também anunciou que a prestação de contas da entidade, referente ao ano de 2022, ocorrerá de maneira presencial, no dia 7 de abril de 2023, durante os Jogos Universitários Mineiros (JUMs).

Participantes

O encontro contou com representantes das seguintes instituições de ensino: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba; Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal; Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG); LUVE UFV; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Faculdades Kennedy/Promove; e Universo / BH.

A Assembleia Geral foi conduzida pelo presidente da FUME, Wellington Ferreira, acompanhado pela diretora do Departamento Técnico, Luana Luamar. Mas outros dirigentes e profissionais ligados da Federação também acompanharam a reunião: o coordenador de Assessoria de Comunicação, Arthur Raposo Gomes; o diretor de Lutas, Luís Martins de Souza Garcia; e o fisioterapeuta Iussef Xavier Felipe Júnior.

Boas expectativas

Em entrevista ao site institucional da Federação, Wellington demonstra boas expectativas com o ano de 2023.

“Nesse ano (2022), aconteceu a nossa retomada das disputas presenciais mineiras, depois dos picos de casos confirmados de Covid-19 e com a ampliação da vacinação contra o novo coronavírus. E, mesmo assim, tivemos um alto nível de competições e medalhas obtidas em nível nacional e internacional. A ideia é consolidar, ainda mais, o esporte universitário em Minas Gerais”, avalia.


Imagem de destaque: print feito pela Coordenação de Assessoria de Comunicação
Texto: Arthur Raposo Gomes

Equipe de Minas Gerais participa de competição nacional de rugby

Entre os dias 25 e 26 de novembro, a Competição Brasileira Universitária de Rugby 7 ocorreu em Goiânia (GO), contando com a participação de uma equipe mineira.

O time “Uberlândia Rugby” representou a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) no evento, que foi promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Segundo informação do boletim oficial, a equipe formada por estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conquistou a quarta colocação na disputa masculina.

A equipe foi acompanhada pelo servidor técnico-desportivo da UFU, e atual vice-presidente da FUME, Cláudio Barbosa.



Imagem de destaque: reprodução / rede social
Texto: Arthur Raposo Gomes

Nos últimos dias de competição, estudantes-atletas de MG somam mais medalhas durante os Jogos Pan-Americanos Universitários

Nesta quarta (26), termina oficialmente a edição 2022 do FISU America Games. A competição ocorreu em Mérida, no México, e, nos últimos dias, resultou em mais medalhas conquistadas por estudantes-atletas de Minas Gerais que fazem parte da delegação brasileira.

Confira pódios alcançados por representantes mineiros na equipe do Brasil:

  • Camila Paiva: 1º lugar feminino na prova de 100m com barreiras / atletismo
  • Jaíny Suelen: 1º lugar feminino na prova de 400m rasos / atletismo
  • Rafaela Cristine (Pitágoras/Poços de Caldas): 1º lugar feminino na prova de arremesso de peso / atletismo
  • Vinícius Assis (Promove): 1º lugar masculino na categoria -74kg no taekwondo
  • Lara Peixoto (UFOP): 2º lugar feminino na categoria -62kg no taekwondo
  • Camila Paiva (UFLA), Jaíny Suelen (UFLA), Anny Bassi e Janaina Santos: 2º lugar feminino na prova de revezamento 4×100 / atletismo
  • Ingrid Moreira (UFLA), Islane Lopes (UFLA), Camila Paiva (UFLA) e Jaíny Suelen (UFLA): 2º lugar feminino na prova de revezamento 4×400 / atletismo
  • Islane Lopes (UFLA), Jaíny Suelen (UFLA), João Moniz e Matheus Aguiar: 3º lugar na prova mista de revezamento 4×400 / atletismo
  • João Vitor Ferreira (UFJF): 3º lugar na prova de arremesso de disco / atletismo

Para o presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira, que participou como dirigente da delegação, “a performance de estudantes de Minas Gerais foi muito proveitosa”.

“Seja com as medalhas obtidas ou não, a nossa participação no time brasileiro comprova que o esporte universitário no Estado está vivo!”, frisa Wellington.

Para saber sobre os resultados dos demais integrantes da seleção nacional, acesse o site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.


Imagem de destaque: reprodução / FUME
Texto: Arthur Raposo Gomes

Na seleção brasileira, estudantes-atletas de Minas Gerais são destaques no atletismo durante os Jogos Pan-Americanos Universitários

Integrando a seleção do Brasil durante o II FISU America Games, estudantes-atletas de Minas Gerais voltarão para casa com mais medalhas. Além das quatro conquistas obtidas durante a primeira semana de competição, mais dois pódios foram alcançados por mineiros.

  • Islane Lopes (UFLA), Jaine Suelen (UFLA), João Moniz e Matheus Aguiar: 3º lugar na prova mista de revezamento 4×400 / atletismo
  • Camila Paiva: 1º lugar feminino na prova de 100m com barreiras / atletismo

O evento ocorre em Mérida, no México, até o dia 26 de outubro. Para mais informações sobre a participação da delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos Universitários, acesse o site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Foto: Camila no pódio

Texto: Arthur Raposo Gomes

II FISU America Games: estudantes-atletas de MG participam e ganham medalhas

Estudantes-atletas de Minas Gerais estão participando da delegação do Brasil no II FISU America Games. Nessa primeira semana de competição pan-americana, em Mérida, no México, já houve conquistas de medalhas.

Confira algumas medalhas conquistadas:

  • Lara Peixoto (UFOP): 2º lugar feminino na categoria -62kg no taekwondo
  • Vinícius Assis (Promove): 1º lugar masculino na categoria -74kg no taekwondo
  • Rafaela Cristine (Pitágoras/Poços de Caldas): 1º lugar feminino na prova de arremesso de peso / atletismo
  • João Vitor Ferreira (UFJF): 3º lugar na prova de arremesso de disco / atletismo

O presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira, participa como dirigente da delegação brasileira durante o evento.

Ele reforça que a participação e as conquistas de estudantes-atletas de Minas Gerais no II FISU America Games simbolizam o alto potencial dos mineiros quando comparados com os outros estados brasileiros e até mesmo os discentes de outras nacionalidades.

Os Jogos Pan-Americanos Universitários ocorrem até o dia 26 de outubro. Segundo informações da CBDU, ao todo, a delegação brasileira é formada por 194 pessoas – entre estudantes-atletas, técnicos e dirigentes.

Para mais informações sobre a participação brasileira, acesse o site da CBDU.


Foto de destaque: equipe de taekwondo, técnico Erickson Busatto e coordenador técnico Adelino da Silva Filho / reprodução

Texto: Arthur Raposo Gomes

Estudantes-atletas de Minas Gerais somam mais de 40 medalhas nos JUBs 2022

Neste domingo, foi encerrada, oficialmente, a edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ao total, a delegação mineira somou mais de 40 medalhas durante o evento. Confira!

  • Ariana Silva (Estácio de Sá/BH): 1º lugar na categoria feminina -78kg de judô
  • Izabela Chaves (Estácio de Sá/BH): 1º lugar feminino na categoria +67kg no taekwondo
  • Kamilla Moreira (Estácio de Sá/BH): 1º lugar na categoria feminina -63kg de judô
  • Pedro Cristo (PUC Minas): 1º lugar masculino na prova de 200m peito / natação

  • Pedro Cristo (PUC Minas): 1º lugar masculino na prova de 100m peito / natação
  • Rafaela Cristine (Pitágoras/Poços de Caldas): 1º lugar feminino na prova de arremesso de peso / atletismo
  • Sandy Cristine e Vinícius Silva (UFU): 1º lugar em dupla na modalidade acadêmica
  • Shirlen Nascimento (Estácio de Sá/BH): 1º lugar feminino na categoria -57kg de judô
  • Time da Universo: 1º lugar feminino no handebol
  • Time Madness (UFOP): 1º lugar no CS:GO
  • Bárbara Gonzaga (UNA): 2º lugar na prova de 50m de nado costas / natação
  • Equipe da UFU: 2º lugar de Cheerleading
  • Francisco Perrout (UFJF): 2º lugar masculino na prova de 5.000m rasos / atletismo
  • Gibson Miguel (UFU): 2º lugar na categoria t47 / 400m – atletismo paradesportivo
  • Isabela Cardoso (UNIBH): 2º lugar feminino na categoria absoluta de judô
  • Kamilla Valle, Geórgia Silva, Shirlen Thais e Ariana Silva (Estácio de Sá/BH): 2º lugar feminino na disputa por equipes de judô
  • Marcos Oliveira (Pitágoras/BH): 2º lugar masculino na prova de lançamento do martelo / atletismo
  • Pedro Cristo (PUC MG): 2º lugar masculino na prova de 200m borboleta / natação
  • Pedro Cristo (PUC MG): 2º lugar masculino na prova de 50m peito / natação
  • Pedro Cristo (PUC Minas): 2º lugar masculino na prova de 200m medley / natação
  • Rebeca Vitória (FP): 2º lugar feminino na categoria -57kg no taekwondo
  • Sandy Cristine (UFU): 2º lugar individual na modalidade acadêmica
  • Thais Lacerda (UFU): 2º lugar feminino na prova classe S8 livre paralímpico / natação
  • Time da Unitri: 2º lugar masculino no voleibol
  • Time da Universo: 3º lugar masculino no handebol
  • Bárbara Gonzaga (UNA): 3º lugar feminino na prova de 100m livres / natação
  • Bárbara Gonzaga (UNA): 3º lugar feminino na prova de 50m nado livre / natação
  • Bruno Watanabe (Estácio de Sá/BH): 3º lugar masculino na categoria -60kg de judô
  • Camila Amaral (FP): 3º lugar na categoria feminina +68kg no karatê kumite
  • Davi dos Santos (UFU): 3º lugar masculino na categoria -60kg de karatê
  • Georgia Silva (Estácio de Sá/BH): 3º lugar feminino na categoria -52kg de judô
  • Guilherme Lisboa (UFU): 3º lugar na prova de 400m medley / natação
  • Kelven Duarte e Matheus Miniz (CEFET): 3º lugar masculino em dupla no badminton
  • Laura Justino (UFU): 3º lugar feminino no FIFA
  • Lucas Brito (UNA): 3º lugar na categoria masculina +100kg de judô
  • Matheus Lara (FP): 3º lugar masculino no karatê kata
  • Matheus Oliveira (UNA): 3º lugar na categoria masculina -90kg de judô
  • Tainná Mota (CUBH): 3º lugar feminino na categoria -48kg de judô
  • Thales Caminhas (FP): 3º lugar masculino na categoria -80kg no taekwondo
  • Thales de Moura (FP): 3º lugar masculino na categoria -80kg de taekwondo
  • Thiago Ismael (FKMG): 3º lugar masculino na categoria -66kg de judô
  • Time da UFV: 3º lugar feminino no futsal
  • Vitória Teixeira (Estácio de Sá/BH): 3º lugar feminino no heptatlo / atletismo
  • William Souza (Estácio de Sá/BH): 3º lugar na categoria masculina -100kg de judô

Foram 10 medalhas de ouro, 23 de prata e 20 de bronze. Os JUBs 2022 foram promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e ocorreram em Brasília (DF).

JUBs 2022: Minas Gerais ganha medalhas em diferentes modalidades nesta quinta

Nesta quinta-feira (22), a delegação mineira que participa da edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) continuou conquistando lugares em pódios de diferentes modalidades.

Confira a relação do dia!

  • Equipe da UFU: 2º lugar de Cheerleading
  • Pedro Cristo (PUC Minas): 1º lugar masculino na prova de 200m peito / natação
  • Bárbara Gonzaga (UNA): 3º lugar feminino na prova de 100m livres / natação
  • Thales de Moura (FP): 3º lugar masculino na categoria -80kg de taekwondo
  • Georgia Silva (Estácio de Sá/BH): 3º lugar feminino na categoria -52kg de judô
  • Shirlen Nascimento (Estácio de Sá/BH): 1º lugar feminino na categoria -57kg de judô
  • Tainná Mota (CUBH): 3º lugar feminino na categoria -48kg de judô
  • Isabela Cardoso (UNIBH): 2º lugar feminino na categoria absoluta de judô
  • Bruno Watanabe (Estácio de Sá/BH): 3º lugar masculino na categoria -60kg de judô
  • Thiago Ismael (FKMG): 3º lugar masculino na categoria -66kg de judô
  • Marcos Oliveira (Pitágoras/BH): 2º lugar masculino na prova de lançamento do martelo / atletismo

Segundo informações da diretora do Departamento Técnico da Federação Universitária Mineira de Esportes, Luana Luamar, que faz parte da delegação de Minas Gerais no evento, nesta sexta (23), existe a expectativa de mais conquistas de medalhas.

Nos primeiros dias de competições, vários estudantes-atletas de Minas Gerais já conquistaram medalhas. Relembre aqui.

Os JUBs 2022 são promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e ocorrerão até domingo (25).

Foto: divulgação / FUME


Texto: Arthur Raposo Gomes

JUBs 2022: estudantes-atletas de MG conquistam mais medalhas nesta quarta; confira

Nesta quarta (21), a delegação mineira que participa, em Brasília, (DF), da edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), conquistou uma série de medalhas em diferentes modalidades.

Confira!

  • Laura Justino (UFU): 3º lugar feminino no FIFA
  • Matheus Lara (FP): 3º lugar masculino no karatê kata
  • Pedro Cristo (PUC MG): 2º lugar masculino na prova de 50m peito / natação
  • Pedro Cristo (PUC MG): 2º lugar masculino na prova de 200m borboleta / natação
  • Kamilla Moreira (Estácio de Sá/BH): 1º lugar na categoria feminina -63kg de judô
  • Ariana Silva (Estácio de Sá/BH): 1º lugar na categoria feminina -78kg de judô
  • William Souza (Estácio de Sá/BH): 3º lugar na categoria masculina -100kg de judô
  • Lucas Brito (UNA): 3º lugar na categoria masculina +100kg de judô
  • Matheus Oliveira (UNA): 3º lugar na categoria masculina -90kg de judô
  • Gibson Miguel (UFU): 2º lugar na categoria t47 / 400m – atletismo paradesportivo
  • Camila Amaral (FP): 3º lugar na categoria feminina +68kg no karatê kumite

“Estamos muito satisfeitos com a participação de estudantes-atletas de Minas Gerais nos Jogos. E na expectativa para mais medalhas”, comenta o presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira.

A edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros termina no próximo domingo (25).

Relembre

Na terça (20), dois estudantes-atletas mineiros já haviam alcançado o pódio nas respectivas competições: Guilherme Lisboa (UFU) ganhou a medalha de bronze na prova de 400m medley de natação; enquanto Bárbara Gonzaga (UNA) ficou com o 2º lugar do pódio na prova de 50m de nado costas.


Texto: Arthur Raposo Gomes
Foto de destaque: divulgação / FUME