No xadrez, estudante-atleta de Minas Gerais representa o Brasil na Rússia

Até o último domingo (dia 24), ocorreu a edição 2024 da competição BRICS Sports Games, evento sediado na cidade de Kazan, na Rússia, que contou com a participação da delegação brasileira, tendo uma estudante-atleta mineira presente. Trata-se da graduanda de Sistemas de Informação na UniAcademia, em Juiz de Fora, Isabella Conti.

Ela relembra que, em 2023, ganhou medalha de ouro durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), sendo vitoriosa em todas as seis partidas de xadrez que disputou.

Após ser campeã invicta, agora em 2024, Isabella foi convocada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) para fazer parte da delegação brasileira no evento.

“A CBDU, junto com a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) me indicaram para representar o Brasil. Eu me senti muito realizada!”, celebra Isabella.

A graduanda ainda faz uma análise do nível da competição internacional. “Estava muito difícil mesmo, mas foi muito incrível jogar lá! […] Esse torneio na Rússia me deu uma experiência para jogar um torneio daqui também. Então, estou muito feliz pelo torneio, pela viagem”, comenta a estudante-atleta, que, nessa mesma semana, participa de outro evento competitivo da modalidade.

Para o presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira, “é um orgulho ver Minas Gerais sendo destaque a nível nacional e competindo em território internacional”.

Nos JUBs 2023, Isabella foi campeã invicta na modalidade de xadrez. (Foto: arquivo pessoal)


Texto: Arthur Raposo Gomes

Imagem de destaque: arquivo pessoal