Nesta segunda (dia 26), terminou a edição 2024 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia. A competição ocorreu no Rio de Janeiro (RJ) e contou com a participação de estudantes-atletas de Minas Gerais, que voltaram para casa com medalha.
Discentes da Faculdade Anhanguera, de Uberlândia, e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) fizeram parte da delegação mineira. Entre as modalidades disputadas, estão:
- Basquete 3×3 (feminino e masculino)
- Beach Soccer (feminino e masculino)
- Cross Training (feminino e masculino)
- Beach Tennis (masculino e misto)
- Surf (masculino)
- Futevôlei (feminino e masculino)
- Wrestling (feminino e masculino)
- Vôlei 4×4 (misto)
- Vôlei Dupla (feminino e masculino)
Os resultados
Como resultado, algumas modalidades tiveram campanhas muito boas ao longo dessa edição do JUBs, que, vale ressaltar, contam somente com esportes praticados na areia ou ao redor da praia, como o caso do basquete 3×3.
O vôlei dupla feminino da Anhanguera chegou até às quartas de final, garantindo o 5º lugar geral, assim como o beach soccer feminino da Universidade Federal de Uberlândia.
Além disso, Karen Araújo (UFU), também acabou em 5º lugar geral no cross training feminino. A atleta terminou sua bateria em 1º lugar no primeiro dia de provas, além de ter tido ótimos posicionamentos ao longo das próximas provas.
Já no beach tennis, Minas Gerais obteve excelentes resultados jogando na Arena Botafogo. A dupla mista, composta pelos estudantes-atletas Maria Eduarda dos Santos e Gustavo Cunha (ambos da UFU), terminou a competição em 4º lugar, fazendo uma grande campanha com jogos bem disputados.
Para mais, a dupla masculina deu um show na praia carioca e levou a medalha de bronze (3º lugar) para as terras mineiras, além de diversos brindes dos patrocinadores da competição.
“Realmente é muito gratificante aproveitar o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, e poder estar representando a UFU e Minas Gerais. Foi muito feliz, todos os jogos foram muito emocionantes e ficamos muito felizes pelo resultado”, conta Gustavo Bertoldo de Almeida, um dos estudantes-atletas do beach tennis masculino.
Paulo Humberto de Almeida, irmão e dupla de Gustavo, diz que a oportunidade foi muito além de estar dentro das quatro linhas da quadra de areia, pois serviu como um estreitamento de laços entre os dois.
“Foi uma experiência muito bacana podermos estar jogando na praia, Minas não tem praia. […] Socializamos com o pessoal, conhecemos novas pessoas e universidades e estivemos em um ambiente que simula bastante o profissional”, completa Paulo.
“Muito grato à FUME, pela oportunidade, à CBDU e à UFU. Acho que conseguimos representar legal, mas poderia ter sido melhor. Que venham os próximos anos!”, celebra.
A estreia
Além disso, Minas Gerais estreou em 2024 com o surf no JUBs Praia. “Primeira vez que viemos participar no surf, representando a gente, muito ‘animal’ esse solzão e o Rio de Janeiro”, conta Danilo Villas Boas, estudante-atleta da UFU que surfou em mares cariocas.
O presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira, avalia de maneira positiva a participação da delegação: “só temos que agradecer aos estudantes-atletas e toda a equipe de dirigentes”.
Texto: Dezuite Alaniz
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Dezuite Alaniz
