Do dia 08 ao dia 19 de Outubro, Minas Gerais participou dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s). Nesse ano, a competição ocorreu em Brasília, contando com a participação de todos os estados e do Distrito Federal. A programação foi dividida em dois blocos. A delegação mineira participou das duas etapas.
Bloco 1
O bloco 1 ficou por conta das modalidades individuais, sendo que a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) esteve presente em:
- acadêmicos
- atletismo
- badminton
- jiu-jitsu
- judô
- league of legends
- natação
- natação paradesportiva
- taekwondo
- tênis
- tênis de mesa
Abrindo com chave de ouro (ou medalha), temos destaque para Rafaela Cristine, representante de Minas Gerais que quebrou o recorde universitário brasileiro no Arremesso de Peso Feminino, levando o 1º lugar com um arremesso de 16,59m. “Saí hoje como campeã da prova e recordista brasileira universitária” conta Rafaela. “Foi um treinamento bem intenso, mas a recompensa veio!”. A atleta, que representou Minas Gerais, é estudante da Faculdade Pitágoras, de Poços de Caldas.
Também no atletismo, Francisco Lima, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), levou a medalha de prata nos 5000m e nos 10000m masculino. Com tempos incríveis, Francisco correu 15’39 e 33’16, respectivamente. Pelo salto com vara, João Honorato também foi vice-campeão, representando a Federação e a sua universidade: Faculdade Única, de Ipatinga-MG.
Dentro da piscina, temos destaques para Bárbara Gonzaga e Daniel Sousa. Bárbara competiu e medalhou em:
- 100m Livre – 1º Lugar
- 50m Livre – 2º Lugar
- 50m Borboleta – 2° Lugar.
Além disso, Bárbara ganhou como melhor índice técnico feminino da competição, ou seja, a melhor performance da natação. Já o Daniel, competiu cinco provas na natação paradesportiva e conquistou os cinco pódios:
- 50m Costas – S8 – 1º Lugar
- 100m Costas – S8 – 1º Lugar
- 200m Medley – SM8- 2 Lugar
- 200m Livre – S8 – 3º Lugar
- 100m Livre – S8 – 3° Lugar
Nas artes marciais, Minas Gerais foi muito bem representada pelos seus estudantes-atletas:
- Mateu Xauan: 1º lugar na categoria peso galo
- Alexandre Filho: 1º lugar na categoria peso pena
- Ryan Souzay Souza: 1º lugar na categoria peso leve
- Paulo Roberto: 2º lugar na categoria super-pesado e 3º lugar no absoluto
“Primeira vez da FUME no jiu-jitsu, representando e levando a UFU pro topo por esse esporte, é isso aqui que leva o nome do Brasil”, se orgulha Ryan. O treinador da equipe, Diego de Miranda, conta que faz 15 anos que está na estrada do Jiu e estava “ajudando esses meninos a conquistar o sonho deles”.
“A gente se juntou pra treinar, fez uma seletiva e saiu essa galera boa, felizmente os melhores vieram e nós colocamos a UFU em 1º lugar”, completa Diego.
TAEKWONDO:
- Gabriel Turibio: 1º Lugar na categoria -74kg (PRETA)
- Lara Peixoto: 2º Lugar na categoria -62kg (PRETA)
- Luiz Augusto: 3° Lugar na categoria -63kg (PRETA)
- Abel Enrike Ferreira: 2º Lugar na categoria -80kg (PRETA)
- Lucas Antonio Ferreira: 3º Lugar na categoria +87kg (PRETA)
- Maria Eduarda dos Santos: 3º Lugar na categoria -73kg (PRETA)
Gabriel Turibio, nosso medalhista de ouro, agradeceu a FUME e a CBDU por toda a estrutura do evento. “Agradeço à minha equipe também, por me proporcionar esse momento lindo. Minas!”
JUDÔ:
- Ana Damasceno: 2º lugar na categoria pesado e 3º lugar no absoluto
- Thiago Ismael: 2º lugar na categoria meio-leve
- Gabrielle Gonzaga: 2° lugar na categoria leve
- Guilherme de Lima: 3º lugar na categoria leve
- Ana Beatriz Feitosa: 3º lugar na categoria meio médio
“Tô muito feliz com o resultado”, conta Ana Damasceno. “Passei por algumas semanas difíceis, onde perdi minha avó, onde tive que cuidar do meu pai, então tive que voltar para Belo Horizonte para poder treinar e fazer a preparação pro JUB´s”. Ana disse, ainda, achar estar no caminho certo, pois essa competição serviu de preparatório para ir pro Troféu Brasil. “Agora é treinar mais e focar no próximo objetivo. Muito obrigada a todo mundo que torceu”.
Saindo das artes marciais, nossa contagem de medalhas do 1º bloco continua, pois também houve atletas do badminton e do tênis subindo ao pódio.
Pelo badminton, a dupla mista Kelven Duarte e Leticia Maciel conquistaram o 3º Lugar na competição, levando a medalha de bronze pra casa e pra IEPKR-MG e pra IEPKR-MG. Já no tênis, a Sofia Silva, da PUC-MG, ficou em 2º Lugar, com a prata.
Bloco 2
Pela segunda semana, tivemos Minas Gerais competindo nos esportes coletivos:
- Basquete
- Vôlei
- Handebol
- Futsal
- Karatê
- Cheerleading
- Counter Strike 2
- Futebol Eletrônico
- Valorant
- Xadrez
Com mais uma arte marcial, o karatê mineiro mostrou pro que veio no JUB’s, trazendo até o ouro pro nosso estado:
- Maria Isabel: 1º Lugar na categoria -61kg
- Davi Santos: 3º Lugar na categoria -67kg
Ainda no tatame, a equipe de cheerleading de Minas Gerais foi novamente representada pela UFU, que medalha no Brasileiro desde 2022. Cumprindo a tradição esse ano, a UFU Cheer trouxe uma bela apresentação e conquistou:
- 2º Lugar na categoria Group Stunt
- 3º Lugar na categoria Team Cheer
- 2º Lugar Geral
No xadrez masculino, Ricardo Primo e Rafle Raphael ganharam o troféu de 3º melhor instituição competindo pelo xadrez, levando a UNIFEI para outros patamares nos Jogos Universitário.
Agora, indo para as quadras, tivemos sucesso no basquete, no futsal e no volêi do JUB’s 2024.
Nosso basquete feminino, representado pelo time da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conquistou a medalha de prata, garantindo a vaga na 2º divisão da competição ano que vem. O futsal masculino, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) também conquistou o 2º lugar na competição, subindo para a 1º divisão. O time da UFOP era a única Universidade Federal da 2° divisão, deixando seu pódio ainda mais especial.
Para também finalizar com medalha de ouro, a equipe de volêi masculino da UNIFUCAMP, de Monte Carmelo, foi campeã da 2º divisão, também garantindo a vaga para a 1º divisão ano que vem. Com uma campanha invicta de cinco jogos e cinco vitórias, a equipe perdeu somente dois sets na competição.
Avaliação
O presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes, Wellington Ferreira, agradece toda a equipe da FUME que trabalhou para que esses jogos acontecessem: oficiais, dirigentes, fisioterapeutas, imprensa, técnicos e auxiliares. O dirigente também pontua a importância do apoio de todas as instituições de ensino na competição, além da CBDU e toda a organização do evento. Foram mais de 7 mil atletas universitários de todo o Brasil, reunidos em Brasília em um grande intercâmbio de esportes, ideias e culturas.
“Parabéns, estudantes-atletas de Minas Gerais! Ao todo 39 medalhas, muitas vitórias, conquistas e histórias pra contar”, finaliza.
Para mais imagens, confira o perfil do Instagram da FUME: @fumemg
Texto: Dezuite Alaniz
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Dezuite Alaniz
