Os Jogos Universitários Pan-americanos 2024 é um evento reconhecido como a competição esportiva universitária mais importante do continente americano, com a edição de 2024 ocorrida em Cali, na Colômbia. A delegação brasileira foi campeã geral. E tem estudante-atleta de Minas Gerais que colaborou com essa conquista.
A discente e atleta, Bárbara Gonzaga de Jesus, da natação, foi convocada pela CBDU para representar o Brasil e mostrou pro que veio, conquistando cinco medalhas para o Brasil.
“Essa foi minha primeira participação no Fisu América Games e minha primeira vez indo pra Cali. Quando soube da convocação, fiquei muito feliz e motivada para dar o meu melhor na competição”, conta a atleta.
Bárbara passou, ainda, por dias difíceis em Cali, mostrando ser exemplo de força e determinação para os jovens atletas universitários.
“A partir do segundo dia de competição, não passei bem, tive uma insolação. […] O último dia foi o mais tenso, optei por continuar na competição, nunca tinha me sentido tão mal de saúde, chorava de tanta dor no corpo após as provas”. Bárbara conta que foi medicada e assistida por toda a equipe e comissão técnica da CBDU, agradecendo todo o suporte antes, durante e depois das provas.
“Fui além do meu limite, graças à Deus consegui concluir as provas, com a ajuda da comissão técnica da CBDU, dos meus companheiros de delegação e dos meus pais que, mesmo no Brasil, estavam comigo”, comenta ela que ganhou medalha de ouro nas provas de 100m livre, 4×100 livre misto, 4×100 livre feminino e 4×100 medley feminino. Além dessas, ela obteve ainda a medalha de prata na prova de 50m livre.
“Saí da competição muito grata e muito mais forte, nem eu mesma sabia que tinha tanta força assim para suportar e passar por esse obstáculo“, destaca a graduanda.
Conquistando mais medalhas, Gabriel Turibio levou a medalha de ouro no Taekwondo Masculino -74kg, somando mais uma vitória de peso pro Brasil e pra Minas Gerais.
Já na pista de atletismo, Rafaela Cristine acabou em 2º Lugar na categoria de Lançamento de Disco e levou o ouro no Arremesso de Peso, sendo essa última a categoria em que nossa atleta mineira leva o título de recordista brasileira universitária no JUB´s 2024, em Brasília.
“Tô bem feliz por esse momento que a gente tá vivendo, por mais uma convocação. Essa é minha última competição da temporada, aí eu volto, descanso um pouquinho e já inicio a temporada de 2025”, conta a estudante-atleta.
O presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira, avalia: “Cali ficou pequena para o Brasil. E ter representantes de Minas Gerais na delegação brasileira, mais um vez, demonstra a qualidade do nosso esporte universitário”.
Texto: Dezuite Alaniz
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: divulgação / CBDU – montagem: FUME
