Fut 7, X1 e X2: UFU representa Minas Gerais nos JUBs, em Goiás

Neste final de semana, começam os Jogos Universitários Brasileiros de Fut7, X1 e X2, no estado de Goiás. A competição ocorre entre os dias 11 e 18 de maio, distribuídas entre as cidades de Trindade, Goiânia e Goianira. O estado de Minas Gerais será representado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nas três modalidades e nos dois naipes (feminino e masculino).

“Em 2024, nossa equipe masculina conquistou o terceiro lugar no JUBs, o melhor resultado da nossa história”, conta Igor Mariano, coordenador da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (DIESU) da UFU.

Em conversa com o técnico das equipes, Erick Borges, destaca-se que as expectativas para esse ano são as melhores possíveis. “A equipe está extremamente motivada, foram dois meses de preparação, buscando agora, no mínimo, chegarmos entre os quatro primeiros colocados novamente”.

Os representantes da UFU apontam quem sabem de todos os desafios que envolvem o Brasileiro, além de alguns estudantes-atletas terem apresentado lesões significativas. Entretanto, ainda de acordo com informações, 70% do elenco foi mantido, e a equipe ainda ganhou reforços à altura. Com um grupo que já tem excelente entrosamento e treina junto três vezes por semana, o time vive um processo de evolução contínua que já dura três anos. “Sabemos que é um campeonato muito equilibrado, decidido nos detalhes. As equipes são muito competitivas e niveladas, mas temos certeza de que daremos o nosso melhor lá”, completa o técnico.

A equipe feminina, por sua vez, passou por uma renovação significativa, com metade do grupo sendo formado por estudantes-atletas que disputarão o JUBs pela primeira vez.

“Este início de ciclo naturalmente exige maior paciência. No ano passado ficamos em sétimo lugar, mas nosso objetivo agora é chegar entre as quatro melhores equipes”, conta o coordenador da DIESU.

O treinador das equipes aponta que, com relação à preparação, as meninas estão bem focadas, em um ritmo muito bom de treinamento: “essa última semana praticamente foi de ajustes, de detalhes. Estamos dando ritmo de jogo a essas atletas, que eu acho que é o diferencial. Vai ser uma equipe também muito competitiva, que vai dar o seu melhor lá no Brasileiro e representar muito bem Minas Gerais”.

Estudantes-atletas da UFU representam Minas Gerais em competição nacional. (Foto: arquivo pessoal / UFU)

Já em relação às modalidades X1 e X2, a Universidade Federal de Uberlândia faz sua estreia, sendo uma “novidade bem-vinda” para a faculdade. “Existe uma ansiedade natural, mas pretendemos surpreender como uma equipe forte na competição e desenvolver trabalhos específicos para estas modalidades a partir de agora”, esclarece Igor. O técnico Erick diz gostar de poder trabalhar mais uma modalidade, podendo desenvolvê-la tanto na UFU, quanto no âmbito universitário.

A Federação Universitária Mineira de Esportes, por meio do presidente Wellington Ferreira, deseja a todos estudantes-atletas de Fut7, X1 e X2 uma ótima competição, com garra, espírito esportivo e orgulho em representar Minas Gerais.

“Que essa jornada seja marcada por grandes partidas, superação e conquistas dentro e fora de campo. Vamos, Minas!”, finaliza o dirigente.


Texto: Dezuite Alaniz

Fotos: arquivo pessoal / UFU

Edição: Arthur Raposo Gomes