Mais um grande resultado para o esporte universitário brasileiro! A atleta Shirlen Nascimento, com passagem marcante pelo esporte universitário mineiro, conquistou a medalha de bronze no Mundial de Judô 2025, realizado em Budapeste, na Hungria.
Shirlen já representou a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) e Minas Gerais em diversas competições. Foi ouro no JUBs Joinville, campeã do Desafio Internacional de Judô e integrou a equipe brasileira que conquistou o bronze no Mundial Universitário 2023, em Chengdu, na China.
“Toda competição é muito importante, mas eu tenho um carinho muito especial pelo JUBs. Tive a oportunidade de estar representando Minas Gerais e o Brasil na China e foi, sem dúvidas, a melhor viagem que fiz!”, conta a judoca.
Em 2023, Shirlen foi reconhecida nacionalmente, recebendo o prêmio de Destaque da Temporada na cerimônia Melhores do Ano do Esporte Universitário, promovida pela CBDU. Relembre aqui.
A judoca conta que a competição em Chengdu foi muito especial e emocionante. “Sempre vou me lembrar com carinho da minha participação nessa competição, que me proporcionou experiências que me ajudaram muito em minha performance de hoje”, aponta.
Dias atuais
Atualmente defendendo o Sesi-São Paulo, Shirlen segue como um orgulho para Minas e para todo o esporte universitário brasileiro. O presidente da FUME, Wellington Ferreira, reforça os parabéns à atleta. “Muito bom saber que a nossa Federação faz parte da história da Shirlen”, comenta o dirigente.
“Um conselho é dar sempre o melhor de si, pois uma hora as coisas acontecem! Também gostaria de dar uma boa sorte para Beatriz Comanche que venceu a seletiva e estará representando o Brasil nos jogos desse ano, na categoria -57. Vamo Brasil!”, finaliza a atleta
Texto: Dezuite Alaniz
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: arquivo pessoal



