Saiba como participar do programa “Bolsa Atleta”

Está aberto o período de inscrições de estudantes-atletas em concorrer pela “Bolsa-Atleta”, iniciativa do Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Esporte e da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Interessados têm até às 23h59m do dia 18 de fevereiro de 2022 para acessar o sistema de inscrição, disponível no link.

Como estabelecido no edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), à concessão do benefício, os atletas serão subclassificados em determinadas categorias de bolsa: olímpica ou paraolímpica, internacional, estudantil, e atleta de base. Cada uma com as respectivas características.

Entre os documentos necessários para o envio, feito de maneira on-line, pelos candidatos são:

  • “cópia do documento de identidade”;
  • “declaração da entidade de prática desportiva (clube), atestando que o atleta: a) está vinculado a ela e se encontra em plena atividade esportiva em 2022; b) participa regularmente de treinamento para futuras competições nacionais e/ou internacionais”;
  • “declaração da entidade nacional de administração do desporto (confederação) da respectiva modalidade, atestando que o atleta: a) está regularmente inscrito junto à entidade; b) mantém vínculo com a respectiva entidade estadual de administração do desporto; c) participou e obteve a primeira, segunda ou terceira colocação em competição esportiva que permite contemplação, de âmbito nacional ou internacional, conforme o caso, indicada no ato de inscrição on-line”.
  • “Tratando-se de pedido de Bolsa Atleta na categoria estudantil, declaração da instituição de ensino atestando que o atleta: a) está regularmente matriculado, com indicação do respectivo curso e nível de estudo; b) encontra-se em plena atividade esportiva e participa regularmente de treinamento para futuras competições; c) participou e obteve a primeira, segunda ou terceira colocação, representando a instituição nos jogos estudantis nacionais, no ano imediatamente anterior àquele em que pleiteia a concessão do benefício”.
  • “Declaração sobre valores recebidos como patrocínio de pessoas jurídicas públicas ou privadas, incluindo qualquer montante percebido eventual ou regularmente, diverso do salário, e qualquer tipo de apoio em troca de vinculação de marca”;
  • “Plano esportivo anual, com plano de treinamento, objetivos e metas esportivas”.

A publicação da lista de contemplados está prevista para ocorrer entre os dias 11/04 e 15/04. Segundo matéria publicada pela Agência Brasil, em 2022, o orçamento do programa corresponde a R$ 135 milhões.

Serviço

Para mais informações, acesse o DOU disponível aqui.


Foto de destaque: Arthur Raposo Gomes / JUBs 2021
Texto: Arthur Raposo Gomes