Edição 2022 dos JUMs Quadras marca retomada presencial das competições mineiras

No último domingo (17), terminou a edição 2022 dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) – Quadras. O evento marcou a retomada presencial das competições desportivas universitárias em Minas Gerais no período pós-pandemia de Covid-19.

A competição ocorreu na cidade de Pará de Minas e contou com equipes femininas e masculinas que disputaram as quatro modalidades (basquetebol, vôlei, handebol e futsal), após a realização do Congresso Técnico.

A diretora do Departamento Técnico da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) e responsável pela coordenação do evento, Luana Luamar, faz uma avaliação positiva dos JUMs.

“Tivemos disputas muito emocionantes. Cada gol/ponto poderia ser decisivo, mas o que mais marcou, nesta edição dos Jogos, foi o sentimento de felicidade dos participantes, quando, mesmo não obtendo o resultado almejado, celebravam com (o fato das) suas instituições de ensino superior (IES) participarem das competições”, relata Luana, que ressalta a boa estrutura, de alojamento e quadras, envolvida na edição dos Jogos Universitários Mineiros.

O vice-prefeito e secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Pará de Minas, Paulo Francisdale, ressalta que é “uma alegria ter feito parte desse novo momento, pós-pandemia, de retorno das atividades esportivas” em âmbito universitário estadual.

“Entendemos o esporte como um ‘produto’, não só como formador social e como parceiro da saúde, a partir da saúde preventiva, mas também como um ‘produto’ que traz benefícios para o município, sendo um ‘produto’ turístico ativo”, reflete o “Paulo do Esporte”.

Ele aponta ainda que a administração municipal de Pará de Minas tem o objetivo de fomentar, apoiar e “sediar grandes eventos esportivos, seja qual for a modalidade”. “Quando eu recebo os JUMs aqui, (estudantes-atletas de) cidades representadas (pelas instituições de ensino) passam a conhecer nossa gastronomia, nossa culinária, nossa cultura, o entretenimento que Pará de Minas oferece e valorizar os nossos espaços esportivos”, elenca o vice-prefeito e responsável pela pasta de Esportes.

O presidente da Federação, Wellington Ferreira, concorda com Luana e reafirma a importância da realização dos JUMs: “desde 2019, as nossas competições não ocorreram, sob justificativa do avanço do novo coronavírus. Então, a edição 2022 é um ‘recomeço’, uma ‘retomada’ para o esporte universitário de Minas Gerais”.

“Foi uma edição dos Jogos que demandou muito esforço de organização, visto o período pós-pandemia. Mas, ao mesmo tempo, é muito bom escutar os gritos de comemoração das equipes campeãs”, comenta Wellington. Ele aproveita a oportunidade para parabenizar todos os estudantes-atletas que participaram dos JUMs Quadras, por causa das disputas em quadras.

Foto: divulgação / assessoria – FUME

As equipes campeãs ganham a indicação para compor a delegação de Minas Gerais durante a edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrerá em Brasília (DF), no mês de setembro.

Confira a classificação final:

  • Basquete

FemininoMasculino
1º lugar – UFMG1º lugar – UFV – Viçosa
2º lugar – UFV – Viçosa2º lugar – UNIFEI

  • Handebol

FemininoMasculino
1º lugar – Universo – BH1º lugar – Universo – BH
2º lugar – UFV – Viçosa2º lugar – UFMG
3º lugar – UFMG3º lugar – UFV – Viçosa

  • Vôlei

FemininoMasculino
1º lugar – UFMG1º lugar – Unitri
2º lugar – UFV – Viçosa2º lugar – UFMG
3º lugar – Unifei3º lugar – Unifei
UFV – CAF4º lugar – UFV – Viçosa

  • Futsal
FemininoMasculino
1º lugar – UFV – Viçosa1º lugar – UFMG
2º lugar – UNIFEI2º lugar – UNIFEI
3º lugar – Unitri
4º lugar – UFV – Viçosa
UFV – CAF


Texto: Arthur Raposo Gomes
Foto de destaque: divulgação / assessoria – FUME