No último domingo (18), teve início, oficialmente, a edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição ocorre em Brasília (DF) e conta com a maior delegação mineira, entre estudantes-atletas e dirigentes, dos últimos anos.
A equipe de Minas Gerais possui, mais uma vez, o professor do IF Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena, Luiz Carlos Gomes Júnior, na chefia de delegação.
“É uma satisfação muito grande poder participar como chefe de delegação nesta 69ª edição dos Jogos. Após um longo período de altos índices de casos confirmados de Covid-19, graças ao avanço da vacinação, Brasília recebe, neste ano, milhares de participantes, de diferentes delegações e modalidades”, comenta o professor.
Ele destaca que, nesta terça (20), começou as competições de modalidades coletivas e de algumas modalidades individuais. “Até o final da semana, teremos muitas disputas. Estamos torcendo para que, não só os estudantes-atletas conquistem o pódio, mas que todos aqueles que tiveram oportunidade de se dedicar aos treinos prévios e vir participar dos JUBs, representando as respectivas instituições de ensino e, principalmente, o estado de Minas Gerais saiam satisfeitos de suas próprias performances”, afirma Luiz Carlos.
“Ter o melhor rendimento possível da delegação de Minas Gerais: essa é a nossa maior expectativa. Que seja um momento de ter um grande proveito da participação de todas as nossas equipes e estudantes-atletas, mas sempre com respeito aos adversários e com os valores do esporte universitário”, finaliza.
A edição 2022 dos Jogos Universitários Brasileiros é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e termina no próximo domingo (25).
Primeiras medalhas
Nesta terça (20), inclusive, a delegação de Minas Gerais já obteve as primeiras medalhas nesta edição dos Jogos: Guilherme Lisboa (UFU) conquistou a medalha de bronze na prova de 400m medley de natação; enquanto Bárbara Gonzaga (UNA) ganhou o 2º lugar do pódio na prova de 50m de nado costas.


Texto: Arthur Raposo Gomes