Na última quarta-feira (dia 7), ocorreu uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME). A reunião foi convocada pelo presidente da entidade, Wellington Ferreira, e contou com a participação de representantes de instituições filiadas.
No início da reunião, alguns pontos do calendário nacional de eventos, que é gerenciado pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), foram expostos, tendo em vista que a programação estadual precisa se adequar aos prazos possíveis.
Em seguida, foi apresentada a previsão de competições em Minas Gerais. Confira algumas datas importantes do calendário mineiro:
- Jogos Universitários Mineiros (JUMs)
Período de inscrição: 01 de março a 01 de abril de 2023
Período de competição: 05 de abril a 09 de abril de 2023
Modalidades e local do evento: a serem confirmados
- JUMs – Atletismo
Data prevista de competição: setembro
Período de inscrição, modalidades específicas e local do evento: a serem confirmados
Evento piloto
Durante a AGO, Wellington também revelou que, em 2023, ocorrerá um evento-piloto: a Liga Sudeste do Esporte Universitário.
A iniciativa da organização é da própria CBDU juntamente com as federações da respectiva região: FUME (Minas Gerais), FEURJ (Rio de Janeiro), FUPE (São Paulo) e FUEC (Espírito Santo).

(Imagem: print feito pela Coordenação de Assessoria de Comunicação)
Essa Liga ocorrerá entre os dias 9 e 11 de março de 2023, em Ouro Preto. Mais informações também serão publicadas posteriormente.
O presidente da FUME também anunciou que a prestação de contas da entidade, referente ao ano de 2022, ocorrerá de maneira presencial, no dia 7 de abril de 2023, durante os Jogos Universitários Mineiros (JUMs).
Participantes
O encontro contou com representantes das seguintes instituições de ensino: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba; Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal; Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG); LUVE UFV; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Faculdades Kennedy/Promove; e Universo / BH.
A Assembleia Geral foi conduzida pelo presidente da FUME, Wellington Ferreira, acompanhado pela diretora do Departamento Técnico, Luana Luamar. Mas outros dirigentes e profissionais ligados da Federação também acompanharam a reunião: o coordenador de Assessoria de Comunicação, Arthur Raposo Gomes; o diretor de Lutas, Luís Martins de Souza Garcia; e o fisioterapeuta Iussef Xavier Felipe Júnior.
Boas expectativas
Em entrevista ao site institucional da Federação, Wellington demonstra boas expectativas com o ano de 2023.
“Nesse ano (2022), aconteceu a nossa retomada das disputas presenciais mineiras, depois dos picos de casos confirmados de Covid-19 e com a ampliação da vacinação contra o novo coronavírus. E, mesmo assim, tivemos um alto nível de competições e medalhas obtidas em nível nacional e internacional. A ideia é consolidar, ainda mais, o esporte universitário em Minas Gerais”, avalia.
Imagem de destaque: print feito pela Coordenação de Assessoria de Comunicação
Texto: Arthur Raposo Gomes