Estudantes-atletas de Minas Gerais estão entre os “Melhores do Ano” do Brasil; entenda

Dois estudantes universitários de instituições sediadas em Minas Gerais foram indicados ao prêmio nacional “Melhores do Ano”: Rebeca Vitória de Oliveira e Vinícius Eduardo Silva fizeram parte da delegação mineira durante a edição 2021 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), competição tida como base da avaliação dos premiados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Ela ganhou a medalha de ouro de taekwondo feminino (-57kg), enquanto ele alcançou o mais alto lugar do pódio na modalidade acadêmica do evento. Ambos concordam que a premiação serve como motivação para seguir na área.

Vinícius é estudante de Educação Física e relembra que já havia participado de outras competições nacionais de atletismo, mas que iniciou a própria trajetória na modalidade atual (acadêmica) em 2018.

“Logo (que fiquei sabendo da premiação), quis contar para todo mundo que, de certa maneira, me ajudou no desenvolvimento desse trabalho”, afirma.

Para Rebeca, que começou a praticar taekwondo aos nove anos e competir aos 11 (ela tem, atualmente, 18 anos), os JUBs 2021 foram a primeira experiência em uma competição universitária.

Rebeca é a segunda, da esquerda à direita. (Foto: arquivo pessoal)

“Foi muito tempo de treino dedicado a tal competição. Quando soube da notícia, lembrei o quanto valeu a pena, principalmente por ter sido um momento com muitas lembranças. Saber que vou voltar aonde tudo aconteceu é fantástico!”, reflete a estudante do curso de Direito, fazendo referência a cerimônia de premiação que ocorrerá presencialmente em Brasília (DF).

Já Vinícius reflete que está inspirado “não só a dar continuidade aos estudos, fazendo mestrado e novas pesquisas, mas principalmente, a incentivar que outras pessoas também possam iniciar e colaborar com o fortalecimento das pesquisas no nosso país”.

Vinícius é o segundo, da esquerda à direita. (Foto: arquivo pessoal)

Comprovação do potencial mineiro

“Recebemos com muita felicidade a indicação de Rebeca e Vinícius para a premiação de ‘Melhores do Ano’”, afirma o presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), Wellington Ferreira.

Ele relembra que essa edição dos JUBs, que ocorreu em Brasília (DF), foi o primeiro evento esportivo universitário nacional que ocorreu de maneira presencial desde o início da pandemia, que provocou alterações na vida, rotina e treinos de estudantes, dirigentes e sociedade em geral.

“Essa premiação comprova o potencial dos estudantes-atletas de Minas Gerais em âmbito esportivo universitário brasileiro”, avalia o dirigente sobre o prêmio entregue pela CBDU.


Fotos de destaque: Arthur Raposo Gomes
Texto: Arthur Raposo Gomes