A edição 2023 dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) começou, oficialmente, nesta quarta (dia 5). E já no primeiro dia de competição, em Uberaba, os desejos são os maiores possíveis. Independente da modalidade ou do gênero, é o lugar no meio do pódio que interessa aos estudantes-atletas.
A vitória no primeiro jogo anima, é claro, o que não significa que a derrota enxuga o desejo da classificação. “A gente vai estar lá. Pode confiar”, disse Tais Araújo, estudante de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após derrota no futsal para a Universidade de Uberaba (Uniube), por 4 a 3.
Nas palavras de Taís, a emoção tomou conta do elenco, que chegou a abrir vantagem por 3 a 1. Mesmo assim, o desânimo pós derrota não pode persistir no próximo jogo.
“Colocar a cabeça no lugar, conversar sobre o que precisa melhor e voltar com tudo”, comentou a atleta sobre os planos da equipe.
Já Popó, como é apelidado Luiz Otávio, estudante de Geografia e líbero da equipe de vôlei da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), saiu de quadra sorrindo à toa após vencer a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) por três sets a zero.
Não diferente de Taís, Popó afirmou que o time tem potencial para se classificar e está “sempre procurando o primeiro lugar”.

Texto: Sofia Cunha
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Sofia Cunha