Judô: de passagem para o JUBs

No sábado (dia 08), a Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel), recebeu as lutas de judô da edição dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) de 2023. E os planos de estudantes-atletas para os próximos meses seguem agitados.

Matheus Rikiya, discente de administração na Faculdade Promove e judoca, participou do JUMs pela primeira vez. Ele é descendente de japoneses e tem contato direto com a cultura japonesa, país onde a arte marcial foi criada, no fim do século XIX, pois visita sua mãe e seus irmãos que moram no Japão.

Desde a infância, Matheus é praticante de judô, assim como seus dois irmãos mais velhos. A diferença é que eles não seguiram o caminho das competições, enquanto o graduando tem planos de seguir carreira no esporte: “eu planejo entrar na Seleção”.

Em busca do sonho

Aos 14 anos, Matheus saiu de casa, em São José do Rio Preto (SP). Primeiro, ele foi para Bastos, cidade do interior de São Paulo conhecida como “capital do ovo”. Lá, foi orientado por um professor japonês. Posteriormente, entrou para o Sesi e, atualmente, faz parte da equipe do Minas, na capital mineira.

“Consegui colocar meu judô em prática, joguei de Ippon as duas e estou muito bem. O brasileiro vai ser forte e eu estarei preparado”, comentou Matheus sobre a expectativa para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

O calendário de Matheus pós-JUMs é formado por outras competições particulares: SUB-23 aberto – competição nacional – e disputa de vaga para lutar nos Jogos Mundiais Universitários, que acontecerão entre 28 de julho e 08 de agosto, em Chengdu, na China.

Foto: Sofia Cunha

Texto: Sofia Cunha
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Sofia Cunha