A edição 2023 dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), que ocorre desde quarta (dia 05) em Uberaba, já está na fase final e, por isso, os feedbacks sobre o evento já estão aparecendo.
Rony Bispo Silva, graduando em Educação Física e presidente da atlética do Centro Universitário do Triângulo (Unitri), enxerga a organização como ponto positivo do torneio e bate na tecla da visibilidade, tanto para o atleta quanto para a instituição, ao mencionar a importância de inscrever estudantes no JUMs.
Para a competição, a instituição inscreveu os times de futsal masculino e vôlei masculino. E, de acordo com Rony, o palco que é o evento pode ser mais uma oportunidade para estudantes-atletas que já estão inseridos no esporte ou que têm perspectiva.
“No futsal, temos meninos novos que têm muito futuro. E temos o Alan, que joga profissionalmente pelo Uberlândia Esporte Clube. No vôlei, temos dois meninos que já jogaram a Superliga e podem se desenvolver ainda mais”, revelou.
No fim do quarto dia de competições, a Unitri se classificou para a final do vôlei masculino, na Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel), ao vencer a equipe da Faculdade Pitágoras por três sets a zero. No Centro Olímpico, o futsal masculino ficou na semifinal. O time perdeu para a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) por 4 a 1.
A final do vôlei masculino ocorre na FUNEL neste domingo (dia 09), às 13h30 (vs UFMG). Já a disputa pelo terceiro lugar do futsal masculino acontece às 08h00, também na Fundação (vs UFMG).
Remi Humberto, técnico do futsal feminino e masculino da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), também menciona a organização de forma positiva.
“Existe uma infraestrutura muito boa. As informações são bem claras. No futsal, estamos jogando num ginásio muito bom”, elencou.
Em relação ao nível da competitividade, Remi acredita que as universidades têm se preparado e se envolvido cada vez mais, incluindo a UFU, que proporciona para estudante-atletas de futsal, pelo menos, dois treinos por semana desde agosto de 2022.
Ao vencer a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) nos pênaltis – os únicos da competição, até então -, o futsal feminino da UFU se classificou para a final contra a Universidade de Uberaba (Uniube), que acontecerá no Centro Olímpico, às 14h00.

Texto: Sofia Cunha
Edição: Arthur Raposo Gomes
Imagem de destaque: Sofia Cunha